A cirurgia dos ouvidos com endoscópio: técnica minimamente invasiva
- Mariana Favoretto
- 4 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de dez. de 2024
O endoscópio com a tecnologia que conhecemos hoje foi introduzido na prática médica em 1966 pelo médico Harold Hopkins. Ao longo dos anos sua aplicação foi ganhando espaço em varias especialidades médicas, porém o seu uso nas cirurgias do ouvido foi descrito pela primeira vez apenas no início dos anos 90. Desde então, a sua utilização tem crescido cada vez mais na prática dos otologistas.
O desenvolvimento das tecnologias médicas, câmeras com definição cada vez melhores, fibras cada vez mais finas e com qualidade de imagem foi o que proporcionou o crescimento do uso desse instrumento nas duas últimas décadas.
Como é feita a cirurgia endoscópica e a microscópica dos ouvidos?
Na cirurgia endoscópica utilizamos uma fibra ótica acoplada a uma câmera que transmite a imagem a uma tela, essa fibra é introduzida dentro do canal do ouvido junto com o instrumental cirúrgico.
Na cirurgia com microscópio olhamos diretamente pelas lentes do microscópio, e podemos fazer a cirurgia pelo canal do ouvido dependendo do tipo de cirurgia e da anatomia do paciente ou mais comumente fazemos uma incisão (corte) atrás da orelha para expor o conduto auditivo.
Quais as vantagens da cirurgia otológica por via endoscópica e da microscópica?
O endoscópio permite que o cirurgião acesse a orelha via transcanal (por dentro do canal do ouvido) reduzindo a necessidade de uma incisão externa grande. O acesso ao ático e ao antro (partes dentro do ouvido) são possibilitados com uma menor necessidade de remoção óssea, o que em casos selecionados pode trazer um melhor resultado cirúrgico associado a uma cirurgia menos invasiva. Nestas áreas, o endoscópio tem sido grande aliado dos otologistas, podendo ser usado como instrumental principal ou em conjunto do microscópio por apresentar algumas vantagens como excelente visualização de estruturas, imagem grande angular, visualização em diversos ângulos e magnificação que possibilitam a realização de cirurgias complexas.
O microscópio permite a visualização em 3D além de permitir ao cirurgião utilizar as duas mãos para operar (quando operamos com endoscópio uma mão segura a fibra ótica e a outra opera os instrumentais cirúrgicos).
Qual médico pode realizar cirurgia endoscópica otológica?
Apenas médicos otorrinolaringologistas / otologistas com treinamento específico para esse tipo de técnica cirúrgica é que devem realizar a cirurgia otológica por via endoscópica.
Quais cirurgias do ouvido podem ser realizadas com o endoscópio?
Colocação de tubo de ventilação, aplicação de drogas intratimpânicas, fechamento de perfurações do tímpano (timpanoplastia), reconstrução da cadeia ossicular, cirurgia de otosclerose (estapedotomia), otites crônicas com e sem colesteatoma, doenças do conduto auditivo externo, infecções e tumores da orelha.
Afinal, qual a melhor técnica?
A melhor técnica deve ser definida pelo cirurgião de acordo com o tipo de doença que o paciente apresenta, da cirurgia a ser realizada e da experiência que o cirurgião tem com cada equipamento.
Ficou curioso para saber se a sua cirurgia do ouvido pode ser realizada com o endoscópio? Agende sua consulta comigo!
Mariana Favoretto
Otorrinolaringologista
Otologia e Base Lateral do Crânio
CRMSP 199194 / RQE 103781
Comments