Amigdalites - saiba mais sobre elas

Atualizado: 31 de mar. de 2021

Amigdalites são infecções que se desenvolvem nas tonsilas palatinas, também conhecidas por amigdalas, órgãos formados por tecido linfoide. Elas atuam no sistema imune, regulando e mediando a resposta contra agressões de agentes como vírus e bactérias. As amigdalites representam uma das infecções mais frequentes de vias aéreas superiores, principalmente em crianças.

1) Quais as causas de amigdalite?

As faringoamigdalites virais correspondem a 75% dos casos em crianças menores de 2 anos e diminuem após a adolescência. Já as infecções bacterianas ocorrem mais frequentemente por volta dos 6 a 7 anos e entre 15 a 20 anos de idade. Como o envelhecimento os processos infecciosos destas estruturas diminuem.

2) Como ela é transmitida?

Geralmente ela é transmitida por gotículas expelidas em tosse, espirro ou por beijo ou compartilhamento de determinados objetos como copos e talheres.

3) Quais são os sintomas?

· Dor ao engolir alimentos ou saliva;

· Febre (principalmente em crianças);

· Falta de apetite;

· Mau hálito;

· Aparecimento de nódulos ou gânglios (linfonodos) no pescoço;

· Dor de ouvido em alguns casos;

· Cefaléia;

· Dor abdominal, náuseas e vômitos;

4) Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é clínico na maioria dos casos, com a realização de um exame completo da cavidade oral e garganta.No caso de amigdalites virais observa-se amigdalas aumentadas de volume e com coloração avermelhada, assim como a parede da faringe.

Já no caso de uma infecção bacteriana, observamos amigdalas aumentadas de volume, com coloração avermelhada e placas brancas em sua superfície. Pode-se observar também uma saburra branca na língua.

5) Como é o tratamento?

No caso de infecções virais, o tratamento é realizado com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. No caso de infeções bacterianas, deve se associar antibiótico. Alimentação e hidratação adequadas são essenciais para uma boa recuperação.

Durante a infecção alguns cuidados são essenciais:

· Alimentação e hidratação adequadas;

· Prefira ingerir bebidas mornas, sopas e alimentos macios, uma vez que são mais tolerados durante as crises;

· Realizar adequadamente o tratamento prescrito pelo seu médico, respeitando o horário correto das doses e tempo de tratamento.

6) O que posso fazer para evitar amigdalites

· Não fumar ou inalar fumaça de cigarro;

· Evitar estar em ambientes com ar-condicionado;

· Investigação de refluxo gastro-esofágico – este é um importante causador de amigdalites de repetição

- Alimentação regular, evitar bebida alcoólica e períodos de sono regulares no casos de jovens

3.128 visualizações0 comentário