top of page
  • Foto do escritorDra Ana Carolina Mayor de Carvalho

E se meu filho não fala.....

A aquisição da fala é um dos marcos mais importantes e esperados do desenvolvimento das crianças. Ocorrências comuns no dia-a-dia que levam à suspeita de que algo está errado ocorrem, por exemplo, pela falta de resposta da criança quando chamada pelo nome ou quando a fala ocorre mais lentamente do que esperado.

Os pais e/ou cuidadores devem ficar atentos a cada fase deste desenvolvimento para perceber as anormalidades. Se algo está diferente do esperado, pode significar que a criança apresente alguma dificuldade e necessite de ajuda.

As principais causas para o atraso no desenvolvimento da fala são a perda ou deficiência auditiva, transtornos de espectro autista, alterações cognitivas, falta de estímulo em casa ou creche/escola, entre outros possíveis diagnósticos.

A exposição excessiva a telas eletrônicas, como tablets, celulares e computadores, tem sido apontada como um fator importante para o problema. Isso ocorre porque estes aparelhos não promovem estímulo à fala e à expressão oral da criança. O estímulo em casa é algo essencial ao desenvolvimento de fala e linguagem, seja ele através de brincadeiras, histórias, canções. Os pais/cuidadores são figuras essenciais neste processo.

Para um correto diagnóstico da doença é recomendado avaliação de um especialista, entre eles o otorrinolaringologista.

O tratamento correto irá depender da causa do problema e inclui, entre eles, terapia fonoaudiológica, uso de aparelhos auditivos, entre outros.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page