• Foto do escritorDr Dino Pérez

MEU FILHO RONCA. ELE TEM CARNE ESPONJOSA?

Atualizado: 18 de jun. de 2021

A respiração oral durante o dia/noite e a presença de roncos em crianças devem sempre ser um alerta aos pais. Esses sintomas podem ser os primeiros sinais de um conjunto de problemas que podem trazer prejuízos à saúde e ao desenvolvimento da criança, principalmente na presença da apneia do sono.

CAUSAS

Genericamente no dia-a-dia, usa-se o termo “carne esponjosa” para apontar a grande vilã pela obstrução da respiração em crianças. A “carne esponjosa” pode ser: aumento dos cornetos nasais (nas rinites alérgicas, por exemplo), aumento das amígdalas, da adenóide, desvio do septo nasal, e também pode ser a somatória desses fatores obstrutivos.

É fundamental identificar exatamente qual estrutura presente no nariz/garganta da criança está atrapalhando a respiração. Só assim será feito o diagnóstico e tratamento adequado para cada paciente. Dentre as principais causas podemos citar:

- Hipertrofia das amigdalas/adenóide

- Rinite Alérgica

- Obesidade

- Desvio do septo nasal

- Outras malformações

SINTOMAS/CONSEQUÊNCIAS

Diferente dos adultos, a manifestação de sintomas associados a um prejuízo na respiração e má qualidade do sono, pode ser menos óbvia nos pequeninos. Didaticamente podemos dividi-los em:

- Sintomas diurnos: respiração oral, sonolência, alteração do humor, déficit de atenção e hiperatividade.

- Sintomas noturnos: ronco, respiração oral, babação, sono agitado, micção involuntária.

Além desses sintomas, muito mais importantes são as repercussões na saúde e desenvolvimento das crianças. O impacto varia de acordo com a gravidade dos roncos, respiração oral e se há apneia do sono, podendo-se destacar: alteração facial e dentária, menor secreção do hormônio do crescimento durante o sono, prejuízo para memória e rendimento escolar, e alterações cardíacas e metabólicas provocadas pela apneia do sono.

Importante: quanto mais tardio o diagnóstico e tratamento, mais tempo levará para reversão das consequências e muitas vezes os prejuízos podem se tornar irreversíveis.

DIAGNÓSTICO

Além da avaliação otorrinolaringológica completa, a investigação da via aérea da criança pode ser feita com uso de exames como Raio-X e equipamento de vídeo como a Naso-laringo-fibroscopia. A preferência pela nasolaringofibroscopia se deve ao fato desse exame permitir uma visualização direta de toda via aérea superior da criança (do nariz à laringe), onde podemos diagnosticar múltiplos níveis de obstrução e outras doenças infecciosas, além de evitar exposição à radiação como acontece no Raio-X. Na Audio-In, a nasolaringofibroscopia pode ser gravada em CD ou pendrive para futuras consultas e para ser arquivadacomo documento pessoal do paciente.

TRATAMENTO

O tratamento é sempre individualizado, não há um único tratamento que sirva para todos os pacientes. O que o norteia é o tipo de obstrução e a gravidade da doença para o desenvolvimento da criança. Podemos destacar como tratamento conservador a perda de peso (acompanhada com pediatra), uso de spray nasal e medicações antialérgicas para rinite alérgica, por exemplo, e a fonoterapia. Já a intervenção cirúrgica envolve a remoção das amígdalas (amigdalectomia), adenóide (adenoidectomia) e mais raramente cirurgia para correção de desvio do septo (septoplastia), entre outros.

É frequente a preocupação dos pais em submeter seus filhos a cirurgias. O médico otorrinolaringologista pode oferecer alternativas medicamentosas, mas deve sempre ressaltar que na vigência de sinais e sintomas com maior repercussão no desenvolvimento da criança é fundamental não prorrogar o tratamento cirúrgico bem indicado, pois muitas alterações podem se tornar irreversíveis com o tempo. Quanto mais cedo o tratamento, maior a chance e mais rápido a criança se recupera dos malefícios da respiração oral e apneia do sono.

Vale lembrar que a avaliação e acompanhamento da criança deve ser feita de preferência com uma equipe multiprofissional contando com: pediatra, fonoaudiólogo e dentista, mesmo após a cirurgia.

Na Audio In você poderá contar com uma equipe multiprofissional e todos os exames necessários para o diagnóstico e tratamento adequados. Para nós será um prazer dar uma maior qualidade de vida e principalmente, proporcionar um desenvolvimento saudável para seu filho(a).

Dr. Dino Rafael Perez