top of page
  • Foto do escritorDr Dino Pérez

NASOFIBROLARINGOSCOPIA - para ver do nariz até a laringe

Atualizado: 19 de set. de 2021




O nasolaringofibroscópio é um equipamento construído com fibra óptica flexível a qual permite a visualização direta de todas as estruturas da nossa Via Aérea Superior em seus mínimos detalhes. Nossa Via Aérea Superior é uma região que se estende da cavidade nasal, passando pela faringe (rinofaringe: ao final do nariz; orofaringe: atrás da campainha do céu da boca; hipofaringe: mais abaixo, após o final da língua) até a laringe (região das cordas vocais e que permite a entrada de ar para a traqueia e pulmões). A seguir, destacamos o principais detalhes que podem ser avaliados pelo exame da nasolaringofibroscopia em cada uma dessas regiões da Via Aérea Superior, para que você entenda a importância desse exame:


Via Aérea Superior
Acompanhe na imagem todas as regiões avaliadas na Nsofibroscopia

Cavidade Nasal – durante o exame avaliamos a presença de desvio do septo nasal, o aumento dos cornetos nasais (“carne esponjosa” principalmente em quem tem rinite alérgica), a presença de pólipos nasais (em quem tem sinusite crônica), se há secreção (como ocorre na sinusite aguda, por exemplo) e em alguns casos, a nasolaringofibroscopia faz o diagnóstico precoce (antes dos sintomas aparecerem) de alguma lesão inicial sugestiva de tumor, seja ele benigno ou maligno, e assim facilita o tratamento com maior chance de cura.


Rinofaringe – logo que a cavidade nasal termina de ser avaliada, chegamos ao início da faringe (ao final do nariz) é nessa região que nossa tuba auditiva comunica o ouvido ao nariz, permitindo a ventilação adequada do ouvido médio. É muito importante que não haja nenhum tipo de bloqueio da abertura da tuba auditiva, pois isso aumenta as chances de otites de repetição, principalmente em crianças que também podem ter a audição prejudicada por conta disso. É nessa região que está localizada a famosa Adenoide, muitas vezes responsável pela obstrução da tuba auditiva, pelos roncos e respiração oral em crianças. Com a nasofibroscopia temos uma visão direta da Adenoide, podemos ver o tamanho que ela ocupa nessa região, indicando ou não a necessidade de cirurgia (além de ser um exame mais detalhado, preferimos realizar a nasofibroscopia ao invés do Raio-X, para evitar exposição à radiação desnececssária do seu filho).


Orofaringe – mais para baixo, chegamos nessa região que podemos ver parcialmente no espelho ao abrir a boca (lá no fundo, atrás do céu da boca). Com o nasofibroscópio temos uma visão das amigdalas, do tamanho que elas ocupam e se estão atrapalhando ou não a respiração (o exame abaixando a língua para examinar a boca pode não ser o suficiente para determinar o tamanho das amigdalas e se elas atrapalham a respiração!). Podemos avaliar também o início da língua (base da língua) e ver se o tamanho dela pode estar atrapalhando a respiração na hora do sono. Com isso a nasofibroscopia auxilia no melhor tratamento para quem tem aumento das amigdalas, e identifica quais estruturas estão atrapalhando o sono das pessoas que tem roncos e sofrem com a Apneia do Sono.


Hipofaringe – Nessa região mais abaixo na garganta avaliamos a presença de saliva ou de alimentos nas pessoas que engasgam. Nas pessoas com e sem sintomas de refluxo ou gastrite, podemos identificar alterações sugestivas de refluxo gastresofágico, permitindo já iniciar o tratamento adequado e encaminhar ao gastrologista também para uma avaliação multiprofissional. Aqui também podemos fazer o diagnóstico de tumores, fundamental para um tratamento precoce eficiente.


Laringe – A saúde deste órgão é importante principalmente para proteção da nossa via aérea (logo abaixo dela inicia-se a traqueia que leva o ar aos nossos pulmões). É aqui que avaliamos as cordas vocais e podemos identificar a presença de lesões que provocam rouquidão, indicando necessidade de fonoterapia e/ou tratamento cirúrgico. A avaliação detalhada da laringe é fundamental também para identificar possíveis causas de ruídos respiratórios principalmente em crianças e possíveis alterações naquelas pessoas que engasgam com facilidade


Sabemos que muitas vezes o exame pode causar uma impressão de que é doloroso ou mais incômodo do que realmente é. Por isso, para que você veja como o exame pode ser realizado de forma tranquila e segura mesmo em crianças, separamos um vídeo (clique aqui).


Na Audio In acreditamos ser fundamental explicar e orientar nossos pacientes a respeito de todos os detalhes que envolvam sua saúde, desde a importância dos exames ao diagnóstico e tratamento disponíveis. Será um prazer receber você e tirar todas as dúvidas necessárias para que juntos alcancemos o melhor para sua saúde.

(11) 3251-1954

Logo whatsapp.jpg
(11) 94501-1441

Rua Peixoto Gomide, 515  

16o. andar Jd. Paulista

São Paulo SP

  • Facebook
Responsável Técnico - Dr. Paulo Roberto Lazarini - CRM SP 48.374 RQE - 53.625

© 2021 por Audio In . Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page