Otite média aguda - por que ela acontece?

Atualizado: 18 de jun. de 2021

A Otite média aguda é uma infecção bacteriana ou viral da orelha média. É uma das doenças mais prevalentes na criança, principalmente em menores de 3 anos. Varios fatores contribuem para a infecção da região media da orelha, a qual inclui a membrana do tímpano, a caixa timpânico e a tuba auditiva.

O fato desta região ter contato com as vias aéreas próximas ao nariz, muitas das vezes em que algo acontece com a via respiratória como um quadro gripal, pode gerar alterações no ouvido e infecção.

São fatores de risco para a doença:

· infecções de vias aéreas, como gripes e resfriados

· frequentar creche ou escola, pois apresenta maior chance de gripes e resfriados

· tabagismo passivo

· uso de chupeta

· não aleitamento materno

· alergias

· refluxo gastroesofágico

· amamentação/tomar mamadeira em posição deitada

Mas por que ela ocorre?

A tuba auditiva (TA) é o órgão responsável pela ventilação da orelha média. Ela conecta a rinofaringe (fundo do nariz) à orelha média. Uma alteração de sua função, que ocorre, por exemplo, durante gripes, processos alérgicos é responsável pelo acúmulo de secreção na orelha média, levando posteriormente à infecção. Além disso a tuba auditiva é mais curta e mais horizontalizada na criança, o que facilitaria a progressão de vírus e bactérias da rinofaringe para a orelha média.

Ainda mais, o sistema imunológico ainda imaturo das crianças contribui para as infecções.

Sintomas:

· dor no ouvido – no caso de crianças pequenas, essa pode ser traduzida como puxar as orelhas ou levar as mãos constantemente a elas

· saída de secreção pelos ouvidos

· diminuição da audição

· febre

· irritabilidade, choro intenso, diminuição do apetite, vômitos, diarréia e fadiga

O diagnóstico é realizado através do exame de otoscopia, com o auxílio de um instrumento chamado otoscópio, que permite visualizar diretamente a membrana timpânica.

No exame é possível ver uma membrana timpânica abaulada, opaca ou bem avermelhada.

O tratamento consiste em antibióticos, além de medicações para melhora da dor e inflamação local.