• Foto do escritorPaulo Lazarini

Otosclerose – Por que estou perdendo minha audição?

Atualizado: 20 de abr. de 2021

O que é otoslerose?

A otosclerose é uma doença de causa genética que pode ser transmitida na família. Ela compromete apenas o osso temporal, onde se encontra as estruturas do ouvido.

Como esta doença afeta minha audição?

A doença troca o tecido ósseo por um mais denso e fibroso. Dependendo do local onde há esta alteração, a mobilidade do estribo (um dos ossículos do ouvido) fica comprometida. Diante disto, ocorre uma redução na transmissão do som que chega na porção mais interna do ouvido, a cóclea. Há casos, onde a doença afeta o osso que envolve a cóclea e aí pode ocorrer perda auditiva mais critica.

Quais as características da doença?

Como este processo no osso se instala lentamente, a doença se manifesta em adultos na faixa etária de 40-50 anos mais frequentemente, mas pode ocorrer em mais jovens. Costuma ser bilateral, mas em algumas circunstâncias, afeta inicialmente um único ouvido.

Como devo tratar esta doença?

O tratamento varia em função do grau e tipo de perda auditiva e também pelo envolvimento de cada um dos ouvidos. Assim, o acompanhamento clínico pelo Otorrinolaringologista é fundamental pois temos diversas opções de tratamento: cirurgia (estapedotomia) para remoção do estribo e sua substituição por uma pequena prótese; tratamento com medicamentos para controle do foco da doença; uso de aparelho auditivo e; até mesmo, apenas observação nos casos mais leves.

Dr. Paulo Lazarini – CRM-SP 48.374