top of page
  • Foto do escritorDr Dino Pérez

PERDI MEU OLFATO/PALADAR, COMO RECUPERÁ-LO?

Atualizado: 20 de dez. de 2021


Olfato é um dos nossos sentidos mais importantes, e muitos de nós só valorizamos quando ele nos faz falta. Sabemos que muitos dos prazeres diários se dão através do olfato: quando apreciamos aquele prato, vinho favorito, ou quando o olfato desperta em nós sentimento de carinho por quem amamos. Porém, a alteração/perda do olfato pode representar muito mais do que a falta desses prazeres, tornando-se um problema para identificar situações potencialmente perigosas como vazamento de gás, detectar fumaça de fogo, além de prejudicar nossa avaliação de alimentos/bebidas apropriados para o consumo. O olfato ainda pode ser considerado um importante sensor que aponta se nossa respiração anda bem ou não. Para que haja uma pronta recuperação desse importante sentido é fundamental a avaliação com especialista em otorrinolaringologia para diagnóstico e tratamento precoce. CAUSAS Na vigência da atual pandemia do covid-19, muitos pacientes passaram pela desagradável experiência de perda do olfato, mas lembre-se, o coronavírus não é o único responsável. Podemos dividir as causas de alteração/perda do olfato em: 1) Bloqueio nasal, impedindo que os odores cheguem ao epitélio olfatório nasal: na rinite alérgica associada ou não a desvio do septo nasal, na presença de pólipos nasais, entre outras. 2) Danos às células do epitélio olfatório nasal: em traumas prévios nasais, na sinusite aguda/crônica, radioterapia, uso de medicamentos, por exemplo. 3) Danos nas vias neuronais olfatórias: traumas cranioencefálicos/nasais, em doenças neurológicas, entre outras. Mais da metade dessas alterações são decorrentes de infecção das vias aéreas superiores (Sinusites Agudas/Crônicas) e traumas cranioencefálicos/nasais. Para cada uma das causas existe um tratamento específico e uma perspectiva de recuperação olfativa diferente. É importante lembrar que o olfato depende da função de células neurais especializadas, a sua neuro-regeneração dependerá de cada indivíduo e do tempo para o diagnóstico e início do tratamento adequado. DIAGNÓSTICO A própria queixa do paciente já aponta para o diagnóstico de alteração do olfato de uma forma subjetiva. No entanto, a avaliação com o otorrinolaringologista é fundamental, pois além de estabelecer a causa exata e instituir o melhor tratamento, traz dados importantes através de testes objetivos. Na Audio In testamos o seu olfato através do Teste de Connecticut validado para o Brasil (para mais informações científicas acesse o link abaixo, e em caso de dúvidas contate-nos!). A avaliação do olfato ou olfatometria permite que médico e paciente, juntos, acompanhem a recuperação e a resposta ao tratamento instituído de uma forma objetiva.

Lembre-se: quanto mais precoce e preciso o diagnóstico, maior a chance de recuperar o olfato.

Em casos específicos podemos ainda fazer diagnóstico de doenças como Sinusite Crônica, por meio de imagens pela Tomografia dos Seios da Face. Podemos avaliar estruturas do sistema nervoso pelas imagens de Ressonância Magnética dos Seios da Face/Crânio. E ainda ter uma imagem direta da cavidade nasal por vídeo, através da Nasolaringofibroscopia. TRATAMENTO O tratamento pode ser feito com medicações para controle de rinite alérgica, por exemplo, e também com cirurgias para remoção de fatores obstrutivos, como pólipos nasais. Dentre as medicações de uso precoce, destaca-se o uso com precrição médica do corticoide via spray nasal ou via oral, com o intuito de diminuir o processo inflamatório que danifica as células do epitélio olfatório e neurônios responsáveis pela via olfatória. Outras medicações usadas para recuperação do olfato são o ácido alfa-lipóico e o ômega-3. Uma importante ferramenta com embasamento científico bem estabelecido é o uso do treinamento olfatório (veja arquivo abaixo), com ele o paciente estimula a neuro-regeneração das células olfatórias inalando essências específicas. Como uma "fisioterapia", assim como quando temos uma perna/braço lesionados, deve-se ter em mente que a recuperação acontecerá de maneira gradual e dependerá da adesão ao treinamento olfatório, cujos resultados podem aparecer depois de algumas semanas ou meses. O objetivo do tratamento é a regeneração total do olfato, mas vale ressaltar que isso depende do tempo para diagnóstico, da causa, e da capacidade regenerativa de cada um.


Na Audio In estaremos juntos, avaliando passo a passo a sua recuperação, com a paciência e a persistência necessária para que nossos pacientes possam recuperar a olfação e voltar a sentir os prazeres diários dela.


Você também pode agendar uma consulta on-line para tirar todas as dúvidas em relação ao seu olfato.


Teste Olfatório

1. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2020.09.013 Original article Validation of the Connecticut olfactory test (CCCRC) adapted to BrazilValidação do teste de olfato de Connecticut (CCCRC) adaptado para o Brasil




1.198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

(11) 3251-1954

Logo whatsapp.jpg
(11) 94501-1441

Rua Peixoto Gomide, 515  

16o. andar Jd. Paulista

São Paulo SP

  • Facebook
Responsável Técnico - Dr. Paulo Roberto Lazarini - CRM SP 48.374 RQE - 53.625

© 2021 por Audio In . Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page