top of page

Posso limpar o ouvido em casa?

  • Foto do escritor: Mariana Favoretto
    Mariana Favoretto
  • 4 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de dez. de 2024


Uma dúvida muito frequente dos pacientes quando vêm em consulta é se devemos remover a cera (cerume) dos ouvidos em casa e a resposta para essa pergunta é: não.

Nenhuma técnica ou tecnologia disponível é segura suficiente para permitir que o paciente faça sozinho em casa uma limpeza dos ouvidos. 


Existe alguma receita caseira ou instrumento que pode ser utilizado em casa?

Não. Hastes flexíveis, grampos, cones, óleos, curetas, microcâmeras ou qualquer outra receita caseira não devem ser utilizados nos canais do ouvido para remover a cera. Há um risco muito grande de lesão do canal auditivo e da membrana do tímpano, além de predispor infecções locais. 

O uso de hastes flexíveis de algodão (conhecidos como cotonete) não é recomendado para limpeza do conduto auditivo, inclusive está escrito na embalagem que as hastes não devem ser introduzidas dentro do ouvido. 

A aplicação de óleo morno, alho, álcool ou qualquer receita caseira nunca deve ser realizada no ouvido, acidentes graves com queimaduras, perda de audição irreversível e infecções podem ocorrer. 


E porque não precisa limpar dentro do ouvido?

 A cera não é sujeira, ela é uma barreira de proteção natural do nosso do ouvido, ajuda a manter o conduto livre de infecções, impede que insetos e microorganismos entrem no nosso canal auditivo e ajudam na cicatrização local, portanto não deve ser removida, o próprio ouvido se encarrega da limpeza automaticamente, ele é autolimpante. A cera é secretada por glândulas sebáceas presentes no nosso conduto auditivo, e ela forma uma barreira impermeável com pH ácido que dificulta a proliferação de fungos e bactérias, além de conter anticorpos em sua composição. 


Em alguns paciente há um acumulo excessivo de cerume, o que fazer nesses casos? 

Procurar ajuda de um médico otorrinolaringologista e realizar a limpeza no consultório quando necessário. Normalmente orientamos esses pacientes a passar em consulta mensalmente, semestralmente ou anualmente dependendo da condição de cada um. Fatores que possam estar causando esse acúmulo, como o uso de hastes flexíveis, deve ser suspenso pelo paciente.


Qual a melhor maneira do médico realizar a limpeza dos ouvidos?

 Aspiradores, água morna, uso de seringa, aplicadores automáticos, câmeras, curetas, são diversas as maneiras e instrumentos que o médico pode utilizar para realizar a limpeza no consultório. A melhor maneira depende de qual técnica o médico está habituado, do tipo de cerume (líquido, descativo, em rolha) e da tolerância do paciente às técnicas. 


Posso aplicar alguma medicação para remover o cerume?

A aplicação de medicações, como o cerumin, que ajudam a amolecer a cera só deve ser utilizado com orientação médica antes de realizar a lavagem. Não é recomendado a aplicação de qualquer medicação que não foi feita para os canais do ouvido dentro do ouvido.


Como posso fazer a higiene diária do meu ouvido?

A limpeza externa com uso de uma toalha envolta no dedo após os banhos é o suficiente para manter a higiene dos ouvidos. Lembrar que nunca devemos aplicar nenhuma medicação ou receitas caseiras dentro do ouvido e nunca devemos usar cotonete ou outros instrumentos para remover cerume em casa.


Acha que está com cerume em excesso nos ouvidos ou ficou curioso para saber como está a saúde do seu conduto auditivo? Agende sua consulta!


Mariana Favoretto 

Otorrinolaringologista / Otologia e Base Lateral do Crânio

CRMSP 199194 / RQE 103781

Comentarios


(11) 3251-1954

Logo whatsapp.jpg
(11) 94501-1441

Rua Peixoto Gomide, 515  

16o. andar Jd. Paulista

São Paulo SP

  • Facebook
Responsável Técnico - Dr. Paulo Roberto Lazarini - CRM SP 48.374 RQE - 53.625

© 2021 por Audio In . Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page