Rinite alérgica – por que eu tenho este problema?
- Dr. Michel Glebocki
- 19 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2021

Rinite é qualquer inflamação da mucosa (revestimento) do nariz, podendo ser de característica alérgica, infecciosa - viral e bacteriana, dentre outras.
A rinite alérgica é caracterizada pela reação de defesa (imunológica) do organismo a partículas (alergenos) consideradas estranhas ao nosso corpo e que entram no nariz.
Os sintomas principais são: coriza, obstrução nasal, espirros e prurido (coceira) nasal, podendo vir isolados, ou agrupados em dois ou mais distúrbios nasais.
A rinite tem um componente genético predominante (pais alérgicos têm maior chance de terem filhos com o quadro) e ambiental (alergenos do ambiente desencadeiam a resposta inflamatória).
Dos diversos alergenos presentes em nosso meio, os mais comuns são os ácaros encontrados no pó doméstico, pólen, pelos de animais, e ainda, alguns alimentos específicos.
O tratamento inclui medidas farmacológicas e não farmacológicas.
As não farmacológicas incluem a prevenção ao contato com os alergenos: higiene ambiental, principalmente o quarto; restrição de companhia com animais, devido aos pelos e; alimentos sabidamente alergenicos aos indivíduos, entre outros.
A gama de tratamento farmacológico inclui lavagens nasais com soro fisiológico, antialérgicos diversos e sprays nasais e o uso varia com o grau e intensidade dos sintomas e o quanto afetam a qualidade de vida do paciente.
Na Audio in Clínica de Otorrinolaringologia, temos especialistas e exames apropriados no diagnóstico e tratamento do quadro, o que garantem melhora importante dessa doença tão prevalente em nosso meio.
Comments