top of page
  • Foto do escritorDr Dino Pérez

RINOSSEPTOPLASTIA FUNCIONAL – Além da correção do desvio do septo nasal

Inicialmente vale ressaltar que a obstrução nasal pode ter diversas causas, porém neste post não vamos tratar das causas relacionadas a rinite alérgica, aumento de “carne esponjosa” e sinusites (para mais informações basta clicar nos links relacionados a cada uma delas).


Apontaremos adiante a importância de uma avaliação minuciosa dos desvios do septo nasal e das cartilagens que sustentam o nariz, já que o tamanho, a forma e a posição dessas estruturas variam em cada um de nós, e, portanto, o tratamento cirúrgico quando indicado, deve ser individualizado para cada paciente.

Mesmo com a correção do desvio do septo nasal (Septoplastia), alguns pacientes permanecem com a queixa de obstrução para respirar, pois em muitos casos o diagnóstico não foi preciso, conforme detalharemos a seguir.



Fazendo uma analogia, nosso nariz pode ser comparado a uma casa: para que haja uma sustentação adequada ele necessita de estruturas como vigas e colunas, que podem ser alteradas e reforçadas em caso de necessidade.

O septo nasal atua como uma coluna de sustentação, dividindo nosso nariz em duas cavidades. Quando há um desvio do septo que cause obstrução ele pode ser corrigido através da septoplastia, porém nem todos os desvios são corrigidos da mesma forma e somente com essa técnica. É por isso então que se faz necessário um exame minucioso, já que a simples remoção do desvio do septo nasal pode não ser suficiente para corrigir o problema, sendo esse o motivo pelo qual muitos pacientes mantém a queixa de obstrução nasal apesar de terem sido operados previamente. Portanto, em casos selecionados, além da septoplastia, deve-se reforçar o septo nasal com uso de enxertos, que manterão o septo reto, no lugar, e com o reforço necessário para sua função de coluna de sustentação do nariz, permitindo uma inspiração adequada.


Já as cartilagens funcionam como vigas, sustentam o “teto” nasal, e evitam que o nariz “se feche” ao inspirar. Aqui portanto, mais uma vez, se a fragilidade das cartilagens ou seu mau posicionamento não forem diagnosticados, uma simples técnica de septoplastia não será suficiente para o correto tratamento da obstrução nasal. No tratamento deste problema, assim como quando reforçamos o septo nasal, podemos usar enxertos para reforçar as cartilagens e manter uma cavidade nasal ampla e funcionante durante a respiração.

Para a confecção dos enxertos usados no reforço das cartilagens e do septo nasal, o cirurgião utiliza fragmentos da cartilagem removida do septo nasal do próprio paciente durante a cirurgia, ou se o paciente tiver sido submetido a uma cirurgia nasal prévia, esses enxertos terão que ser confeccionados com uso de outras cartilagens.

Por fim, alguns pontos importantes valem a pena ser ressaltados:


- O objetivo das Rinosseptoplastias Funcionais é de corrigir adequadamente a parte funcional do nariz, isto é, promover uma respiração nasal de qualidade e livre de obstrução, com uso de técnicas mais avançadas, que nem sempre se resumem à Septoplastia.

- O correto diagnóstico, minucioso e detalhado, é fundamental para uma cirurgia resolutiva já na primeira oportunidade. A primeira cirurgia é uma oportunidade única, já que nas reoperações, o mesmo procedimento torna-se mais extenso e complexo.


- As Rinosseptoplastias funcionais não tem como objetivo a melhora da estética nasal. Para pacientes com queixas estéticas realizamos a Rinoplastia (você poderá se informar clicando no link).


- A Rinosseptoplastia funcional é uma cirurgia realizada com anestesia geral, com previsão de duração entre 2-4 horas, a depender do que for corrigido em cada paciente durante o procedimento, e se for uma reoperação. A alta hospitalar ocorre normalmente no mesmo dia, para casos operados pela manhã, ou no dia seguinte, para casos em que a cirurgia é feita no final da tarde.


- Você poderá acessar as Orientações Pré e Pós-operatórias dessa cirurgia clicando neste link.


Na AudioIn você conta com profissionais treinados para um diagnóstico correto e preciso, e capacitados para realizar cirurgias que demandam técnicas mais avançadas. Tudo para que você possa ter uma respiração nasal eficiente e de qualidade após o primeiro tratamento cirúrgico.


Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page