Rouquidão - saiba como cuidar de sua voz

1) O que é rouquidão?

A rouquidão ou disfonia é alteração de alguma das qualidades acústicas da voz, como freqüência, intensidade ou esforço vocal, que prejudica a comunicação.

A voz é produzida em uma região chamada laringe, mais precisamente nas cordas vocais.

2) Quais as causas de rouquidão?

A rouquidão pode ter origem em lesões nas cordas vocais, como nódulos vocais, cistos, pólipos, sulcos, Edema de Reinke (principalmente provocado pelo fumo), granulomas (provacado principalmente pela tosse crônica ou pigarro), papilomas (lesões provocadas pelo vírus HPV).

Ela também pode ser provocada por refluxo laringo-faríngeo, quadros infecciosos nasais, nasossinusais ou da própria laringe, tumores benignos ou malignos de laringe.

Além disso, temos a disfonia funcional, ou seja, o paciente apresenta um distúrbio da voz, mas não apresenta alterações em laringe ou cordas vocais. Este pode ser devido a comportamentos vocais alterados.

Existem ainda as disfonias associadas a doenças neurológicas e a presbifonia (causada pelo envelhecimento das cordas vocais).

3) Quando a rouquidão apresenta um sinal de alarme?

Quando esta se torna progressiva, ou seja, ela piora a cada dia, associada à dor ou dificuldade para engolir saliva ou alimentos, falta de ar, e presença de secreção, principalmente com sangue. A propensão a apresentar lesões malignas em laringe aumenta em pessoas que fumam ou consomem bebidas alcoólicas em excesso.

4) O que é prejudicial á minha voz?

Alguns fatores são sabidamente vilões para a voz, como:

o Cigarro;

o Bebida alcoólica;

o Não se hidratar adequadamente;

o Excesso de alimentos gordurosos, apimentados, ricos em cafeína, ácidos e cítricos;

o Falar alto por longos períodos e gritar.

5) Tratamentos:

O tratamento adequado dependerá da causa da disfonia. Entre eles estão:

o Hidratação

o Tratamento de quadros infecciosos, sejam eles nasais, nasossinusais ou da própria laringe

o Tratamento do Refluxo Laringo-faríngeo

o Tratamento da voz com fonoterapia

o Tratamentos cirúrgicos