• Foto do escritorDr Dino Pérez

Você deve tratar seu ronco e apneia? Entenda melhor.

Atualizado: 31 de mar. de 2021

O que é o Ronco?

Ronco é o som produzido durante o sono pela vibração das estruturas que formam a nossa faringe (garganta). Por si só, o ronco já pode trazer desconforto para quem dorme, e principalmente, na qualidade do sono de quem dorme ao lado. No entanto, o ronco pode ser sinal de um problema mais sério: a Apneia Obstrutiva do Sono.

O que é Apneia do Sono?

A Apneia do Sono faz com que durante a noite nossa respiração se interrompa por algum tempo. Cada vez que isso acontece nosso sistema cardiovascular é sobrecarregado e nosso sono é interrompido muitas vezes sem que percebamos isso. Essa doença pode ser a vilã por não termos um sono reparador e por uma sonolência excessiva ao longo do dia, trazendo prejuízos ao trabalho e à vida social, pois diminui nossa concentração, podendo ainda gerar dores de cabeça, irritabilidade e perda da libido.

No entanto, a Apneia do Sono pode acarretar problemas ainda mais graves à saúde como: risco de ter pressão alta, risco de infarto cardíaco e derrame cerebral, entre outras doenças. Por isso, é fundamental que a Apneia do Sono seja diagnosticada e tratada o quanto antes.

Como diagnosticar a apneia do sono?

O diagnóstico da Apneia do Sono é feito através de um exame chamado Polissonografia, em que o sono do paciente é monitorizado ao longo de uma noite. É fundamental a avaliação de um otorrinolaringologista para definir qual será a melhor alternativa de tratamento para quem sofre dessa doença, pois não há um mesmo tratamento que funcione para todas as pessoas.

Quais são os tratamentos disponíveis?

O tratamento do Ronco e da Apneia do Sono pode ser feito através de medidas conservadoras como: emagrecimento e mudanças de estilo de vida ou através do CPAP, aparelho que mantém a via aérea aberta através de uma pressão positiva de ar. Mas também pode ser feito através de cirurgias que desobstruem a via aérea, deixando um caminho livre para que possamos respirar e ter uma noite tranquila de sono.

Como podemos lhe ajudar?

A Audio In tem otorrinolaringologistas treinados e toda infraestrutura para o diagnóstico e tratamento do Ronco/Apneia do Sono. Se você ronca, tem má qualidade do sono ou convive com alguém que tenha esses sintomas, agende sua consulta com nossa equipe especializada!

Texto por Dr. Dino Rafael Perez